Polícitia de Qualidade

1.1 Buscar a melhoria contínua dos processos de certificação por meio da manutenção e aprimoramento de um sistema de gestão da qualidade eficaz, que tenha foco no cliente e que atenda aos requisitos da norma ABNT NBR ISO 17024, valorizando a capacitação e o comprometimento de todo o pessoal bem como a contínua adequação de métodos e equipamentos; 

1.2 A política da ANEAC estabelece, como objetivo estratégico, conseguir e manter uma reputação de liderança de qualidade de seus serviços, procurando sempre atingir e superar as 
expectativas de seus clientes; 

1.3 A aplicação dos preceitos definidos nesta Política da Qualidade se faz com os seguintes objetivos: 

a) Proporcionar o contínuo aprimoramento e desenvolvimento dos profissionais envolvidos, com o nível de capacitação técnica adequado às atribuições e responsabilidades de suas funções; 

b) Buscar o bom desempenho e elevada confiabilidade aos serviços que venham a executar; 

c) Promover o atendimento eficaz e dinâmico aos profissionais e organizações envolvidas; 

d) Proporcionar a todo candidato de maneira justa, acesso aos serviços do sistema de certificação ANEAC sem o estabelecimento de condições financeiras indevidas ou outras condições inaceitáveis para a concessão do certificado de competência e sem discriminação ou favorecimento em função de sexo, raça, credo, ideologia, posição social ou poder econômico; 

e) Divulgar de maneira precisa e não enganosa todas as informações relacionadas as atividades exercidas pela ANEAC; 

f) Manter total imparcialidade com relação aos processos de qualificação e certificação, reconhecendo o Comitê Técnico de Certificação como competente para tal. 

g) O Comitê Técnico de Certificação reconhece a importância e os benefícios da utilização do Sistema da Qualidade apresentado neste Manual, considerando sua utilização como padrões a manter nas atividades de certificação de pessoas, dessa forma requerem, dos envolvidos, sua total aplicação. 

h) Compreender a importância da imparcialidade no processo de certificação, gerenciando o conflito de interesses e assegurando a objetividade das atividades de certificação. 

i) A Aneac analisa, documenta e elimina ou minimiza o potencial conflito de interesses decorrente das suas atividades de certificação de pessoas através da concordância do examinador previamente assinado no FRM-010 e da concordância do candidato previamente assinado no FRM-007. O não cumprimento deste item resultará em medidas punitivas conforme PRO-009. 

j) Buscar e monitorar a melhoria contínua da qualidade do Esquema de Certificação proporcionando a satisfação dos Colaboradores, Examinadores, Auditores e Associados. 

k) Prover para a realização das atividades de certificação recursos técnicos e infraestrutura adequados. 

l) Estabelecer, documentar, manter o gerenciamento da imparcialidade e garantir que as atividades de certificação são realizadas de forma imparcial. 

m) Manter a confidencialidade na manutenção e divulgação de informações no processo de certificação. 

n) Manter a imparcialidade das atividades de certificação não permitindo que pressões comerciais, financeiras ou outras que venham comprometer a imparcialidade. 

o) Manter relacionamento institucional adequado para tratamento de apelação e reclamação de clientes e partes interessadas. 

p) Promover o desenvolvimento nacional de acesso por corda.